Disciplinas em Oferta

Professor supervisor

Professores(as) supervisores(as) atuam nas atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida formação mínima em nível superior e experiência de um ano no magistério superior, ou a formação ou
a vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado.

Na UAB/UnB, esses professores  são responsáveis pela oferta de uma determinada disciplina ao longo de um bimestre ou semestre, dependendo de sua duração. Normalmente são os próprios professores autores que atuam na oferta da disciplina, podendo ser convidado outro(a) professor(a) caso o autor seja de fora ou tenha muitas disciplinas sob sua responsabilidade.

Antes do início da oferta, o(a) professor(a) terá um mês para capacitar os tutores, presenciais e à distância, que irão atuar na oferta da disciplina. Com os tutores presenciais o professor tem apenas um encontro, com duração de aproximadamente duas horas, quando esses vêm a Brasília para uma semana de formação. Já os tutores a distância participam de reuniões semanais um mês antes e durante toda a oferta da disciplina.

Junto à equipe de tutores, o(a) professor(a) supervisor(a) irá verificar a configuração de recursos e atividades da disciplina online, elaborada anteriormente pelo(a) professor(a) autor(a).

Ao longo das semanas de oferta da disciplina, o professor irá orientar e acompanhar as atividades dos tutores, a avaliação e feedback aos alunos, além de disponibilizar o conteúdo (mostrar aos alunos) a cada módulo.

Dinâmica de Oferta de Disciplinas


A Oferta de disciplinas é definida pela oferta de determinada disciplina do fluxo do curso em ambiente online, contando com momentos presenciais nos polos, por meio da disciplina online e apoio de outras mídias como material impresso e audiovisual.
No ano de 2010 teremos oferta de disciplinas do 3º ao 6º semestres, das turmas UAB1 e UAB2 (saiba mais clicando aqui) e elaboração de disciplinas para oferta no segundo semestre de 2010 e em 2011.

Alguns cursos trabalham com disciplinas semestrais (Biologia e Pedagogia), outros com disciplinas bimestrais (Artes Visuais, Educação Física, Geografia, Letras, Música e Teatro).

As disciplinas semestrais terão duração definida abaixo:
a) 4° e 6° semestres: 09/08 a 11/12
b) 7° semestre: (a definir - 2011/1).

As disciplinas bimestrais terão duração definida abaixo:
a) 4° semestre
- 7° bimestre: 09/08 a 03/10
- 8° bimestre: 18/10 a 12/12

b) 6° semestre
- 11° bimestre: 09/08 a 03/10
- 12° bimestre: 18/10 a 12/12

c) 7° semestre
- 13° bimestre: (a definir - 2011/1).
- 14° bimestre: (a definir - 2011/1).

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de supervisão de disciplinas, veja o fluxograma e a apresentação em PowerPoint abaixo.

>> Apresentação PowerPoint. 


Nenhum comentário: