Disciplinas em Elaboração


Professores autores e revisores
 
Professores(as) autores(as) e revisores(as) da UAB/UnB atuam na elaboração de material didático, desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema, sendo exigida formação mínima em nível superior e experiência de um ano no magistério superior, ou a formação ou a vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado.


Em geral, os(as) professores(as) da UAB/UnB são docentes do quadro da Universidade de Brasília, que atuam na área das disciplinas a serem ofertadas na modalidade a distância. Entretanto, há a possibilidade de convite a docentes de outras universidades e órgãos, quando professores(as) das áreas específicas não são encontrados dentro da universidade. Docentes vinculados ao Programa Universidade Aberta se comprometem a dedicar 20 horas semanais para o programa, seja como professor(a) autor(a) ou professor(a) supervisor(a). A carga horária não é contabilizada nos créditos do contrato de dedicação exclusiva, havendo remuneração por bolsa de estudos.


Tanto o conteúdo quanto sua viabilização na disciplina online e em meio impresso são de responsabilidade do(a) professor(a) autor(a). A primeira elaboração das disciplinas (autoria) tem o período de cinco meses para ser finalizada, e a reestruturação (revisão) o prazo de dois meses. Ao longo deste período, o professor recebe orientação e apoio na concepção da disciplina para a modalidade a distância, online e em material impresso.

O(a) professor(a) conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas, estruturada em Coordenações e Núcleos que compõem o grande Núcleo UAB. Esses profissionais auxiliam na formatação e disponibilização das disciplinas no ambiente virtual de aprendizagem, além de serem responsáveis pelo desenvolvimento de materiais didáticos, apoio tecnológico, organização e gestão de conferênciasweb e formação dos professores.

Capacitação dos professores

O Núcleo UAB/UnB, contando com a participação das coordenações dos cursos de graduação a distância, estabeleceu parceria com a Faculdade de Educação (FE) para a oferta de curso de formação de professores destinado à construção das disciplinas online. 

O curso de extensão "Capacitação em EAD no Ensino Superior", voltado para a formação de professores(as) do Sistema UAB, pretende contribuir com o fortalecimento da implantação da graduação a distância na UnB, mediante a formação continuada e o apoio pedagógico e tecnológico na organização e elaboração de cursos e disciplinas. Esse curso é ofertado semestralmente, atendendo às necessidades de formação dos(as) professores(as)  que farão a oferta das disciplinas dos respectivos cursos da UAB/UnB.

O curso com duração de 180h está organizado em três blocos temáticos: Concepções Pedagógicas; Meios e Linguagens em Educação a Distância e Gestão em Educação a Distância, sendo que o ambiente virtual tem um espaço integrador de interação e para a realização das atividades. Os blocos temáticos são desenvolvidos em, mais ou menos, 09 (nove) semanas de estudo, compreendendo a leitura, estudo e discussão de aspectos conceituais no espaço virtual de aprendizagem  Moodle, ficando abertos até o final do curso. 

Para cada semana de estudo é disponibilizado no ambiente Moodle o material didático, orientações, tarefas e fóruns, havendo um encontro presencial mensal para reflexão pedagógica. Concomitante ao curso online, são realizadas Oficinas de Apoio Pedagógico e Tecnológico - OAPT, semanalmente. O curso é certificado como de extensão aos que concluírem todos os blocos temáticos.

Dinâmica de elaboração de disciplinas

A Construção de disciplinas na UAB/UnB está relacionada à concepção e construção de uma disciplina no ambiente de aprendizagem Moodle, incluindo o desenho e criação de materiais didáticos baseados em mídias online e impressas (Disciplina Online, Guia de Estudos, Texto Didático, Vídeo, Webconferência, etc).

A Revisão de disciplinas é a revisão de uma disciplina já ofertada para uma nova oferta, incluindo o desenho e criação de materiais didáticos baseados em mídias online e impressas (Disciplina Online, Guia de Estudos, Texto Didático, Vídeo, Webconferência, etc).
Considerando-se que o planejamento é uma etapa imprescindível para a oferta de cursos em EAD, na UAB/UnB as disciplinas são elaboradas com pelo menos um semestre ade antecedência da oferta.

Após a finalização da disciplina, é realizada uma verificação técnica pelo Núcleo UAB, além da análise pelo coordenador de curso e outros professores designados. Se necessário, passará por ajustes finais pelos professores, antes de ser ofertada. Os textos disponibilizados na disciplina deverão ser encaminhados à revisão pelo professor.

Conheça a sistemática de autoria e revisão de disciplinas nos Fluxogramas abaixo.




Nenhum comentário: