Material Impresso

O material impresso, como recurso de apoio aos estudos da Disciplinas Online, é definido pelo Guia da Disciplina, Texto Didático e Plano de Tutoria.

Guia da Disciplina: é um documento norteador que contém as principais informações a respeito do conteúdo, estrutura, metodologia, cronograma e avaliação da disciplina. Todas as informações contidas no Plano de Curso estão presentes no Guia da Disciplina, entretanto este documento apresenta-se mais completo e orientador.

Texto Didático: é o Módulo da disciplina, contendo textos elaborados, como apoio à aprendizagem dos alunos no estudo dos conteúdos da disciplina. É opcional, e constitui um livro-texto para o semestre de cada curso.

Plano de Tutoria: está voltado aos tutores a distância e presenciais, e possui todas as orientações necessárias para o acompanhamento feito pela tutoria aos alunos, incluindo atividades online e presenciais e avaliação.  Conheça mais sobre tutores no Blog da Tutoria na UAB/UnB.


Procedimentos


Possuimos serviço de revisão de textos para as disciplinas dos cursos da UAB/UAB, tanto para o conteúdo disponibilizado online quanto para o material impresso. A fim de que possamos fazer bom uso desse serviço, solicitamos que todos os textos, artigos, avisos, postados na plataforma Moodle, sejam revisados antes que a
disciplina entre no ar.

Procedimentos para revisão de disciplinas online:
  • O professor autor finaliza a criação da disciplina e encaminha o material produzido em formato .doc ao Núcleo de Material Impresso e Revisão de Textos para ser revisado. O endereço eletrônico utilizado para esse fim é: revisao@uab.unb.br
  • A prioridade das solicitações é a data de recebimento do pedido e a urgência da entrada da disciplina no ar.

Para materiais impressos, são seguidos os seguintes procedimentos:
  • Finalização do Guia da Disciplina, Texto didático, Plano de Tutoria e qualquer outro material a ser impresso em arquivo .doc ou .rtf. Caso o Texto Didático contenha imagens, estas devem ser encaminhadas em arquivos separados, em formato de imagem (.jpg, .png, etc).
  • Encaminhamento ao coordenador de curso para análise.
  • Aprovação do coordenador e encaminhamento pela gestora de curso para a equipe de revisão.
  • Retorno ao professor após a revisão, do arquivo com controlador de alterações do Word, para aprovação.
  • Aprovação do professor e retorno com o arquivo finalizado, com as alterações aceitas ou rejeitadas.
  • Diagramação e/ou impressão (e publicação, se for o caso). Por favor encaminhem à diagramação apenas os arquivos já finalizados (após aprovação do coordenador, revisão e aprovação final do professor).
Todos os Guias da Disciplina, se solicitado pelo professor, serão diagramados pela equipe da UAB/UnB, respeitando a ordem de recebimento, com o prazo de pelo menos 15 dias para finalização. A diagramação de outros textos e material para publicação deverá ser tratada com o coordenador/secretaria de curso.

Os Guias entregues até 45 dias antes do início da disciplina serão diagramados e impressos para entrega a cada aluno da disciplina. Caso contrário, serão diagramados apenas para disponibilização em pdf na disciplina online.

Nenhum comentário: