Bolsas

Cadastro de bolsista
Todos os(as) professores(as), ao iniciarem o trabalho na UAB ou ao mudarem de função (por exemplo, de professor autor para professor supervisor) devem preencher o formulário de cadastramento do MEC e entregar aos(as) gestores(as) de curso. Ressaltamos que o cadastro de bolsista deve ser efetivado até o dia 10 para que o professor seja atestado no mês respectivo. (Ex.: para ser atestado em março, o professor deve entregar a documentação até o dia 10 de março). As bolsas são pagas até o dia 15 do mês seguinte.
Período de duração
O(a) professor(a) na função de autor receberá 5 meses de bolsa e o(a) professor(a) na função de revisor receberá 2 meses de bolsa. Para Biologia, a quantidade de bolsas será determinada pelo(a) coordenador(a) de curso, em decorrência da duração do Módulo. O período de pagamento das bolsas pode variar dependendo da necessidade do curso e a partir do cumprimento de cada etapa pelo(a) professor(a) autor(a)/revisor(a).
O(a) professor(a) na função de supervisor receberá proporcionalmente ao período de oferta da disciplina: disciplinas bimestrais equivalem a 03 bolsas, disciplinas semestrais a 06 bolsas. 
Valores
Os valores das bolsas de estudos estão vinculados tanto às atividades quanto ao tempo de experiência no ensino superior ou formação pós-graduada.
>> Para conhecer mais sobre os novos valores das bolsas, clique aqui.
Ateste
pastedGraphic.pdf

Autoria
Para que seja atestada a bolsa em cada mês, o professor autor deverá:
a) Participar de reuniões pedagógicas com o coordenador de curso e os demais professores do mesmo curso/ semestre;
b) Participar do Curso de Extensão Capacitação em EaD no Ensino Superior oferecido pela UnB, em parceria com a Faculdade de Educação. Caso já tenha realizado o Curso de Extensão, o professor poderá participar das Oficinas de Capacitação Temáticas realizadas pelo Núcleo UAB;
c) Entregar os documentos relativos a cada etapa de autoria da disciplina. Para os professores que estão pela primeira vez no programa, essas atividades serão entregues no curso de formação. Para os professores que já fizeram o curso as atividades serão entregues nos espaços disponibilizados no Ambiente de Construção de Disciplinas Online; 
d) Construir a disciplina online na plataforma Moodle, com apoio das Oficinas e da equipe de produção multimídia;
e) Enviar o Relatório de Atividades no Sistema de Gestão de Bolsas - SGB, relatando as atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas e aspectos positivos.
Revisão
Para que seja atestada a bolsa em cada mês, o professor revisor deverá:
a) Participar de reuniões pedagógicas com o coordenador de curso e os demais professores do mesmo curso/ semestre;
b) Participar das Oficinas realizadas pelo Núcleo UAB.
c) Entregar os documentos relativos a cada etapa de revisão da disciplina, nos espaços disponibilizados aqui no Ambiente de Construção de Disciplinas Online;
d) Revisar a disciplina online na plataforma Moodle, com apoio das Oficinas e da equipe de produção multimídia;
e) Enviar o Relatório de Atividades no Sistema de Gestão de Bolsas - SGB, relatando as atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas e aspectos positivos.

pastedGraphic_1.pdf
Supervisão
Para que seja atestada a bolsa em cada mês, o professor supervisor deverá:
a) Participar da Capacitação de Professores Supervisores no mês anterior à oferta da disciplina, em dia e horário determinados;
b) Capacitar os tutores presenciais em dia e horário determinados;
c) Capacitar os tutores a distância durante o mês que antecede a oferta, com reuniões presenciais semanais;
d) Assegurar a oferta da disciplina de acordo com o proposto pelo professor autor, realizando os ajustes que se façam necessários;
e) Acompanhar a atuação dos tutores a distância junto aos alunos;
f) Relatar as dificuldades encontradas à equipe técnica e à coordenação do curso; 
g) Enviar o Relatório de Atividades no Sistema de Gestão de Bolsas - SGB, relatando as atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas e aspectos positivos; 
h) Atestar o Relatório de Atividades dos tutores a distância sob sua responsabilidade.

Legislação

É importante que leiam a Legislação relacionada às bolsas para compreenderem a sistemática do pagamento de professores pesquisadores na UAB. O professor que excercer mais de uma função ao mesmo mês não poderá acumular bolsas na UAB, nem bolsas da UAB com bolsas de pesquisa, conforme a Lei 11.273. A única exceção, em casos específicos, é para os bolsistas que atuam como tutores e possuem bolsa do CNPQ (Portaria CAPES/CNPQ nº 01), desde que asseguradas as devidas regularidades.
Autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.
Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a serem pagas pelo FNDE a partir do exercício de 2009.
Dispõe sobre bolsistas da CAPES e do CNPQ. 
Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Nenhum comentário: