Funções

O trabalho desenvolvido na UAB/UnB é resultado da participação de diversos atores. Conheça abaixo um pouco sobre cada um deles.

Coordenadora geral da UAB/UnB
Profa. Dra. Wilsa Maria Ramos

É responsável por gerenciar e coordenar a implantação e operacionalização do Programa UAB na UnB. Media a relação com o MEC e com os municípios e estados participantes deste sistema. 
Participa de grupos de trabalho instituídos pela UAB e no âmbito da IPES, visando o aprimoramento e adequação do Sistema e o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos.

Coordena uma equipe técnico-administrativa e pedagógica (Núcleo UAB) que orienta, dá suporte tecnológico e assessoramento pedagógico os Institutos e Faculdades nos projetos elaborados para o Programa.
Desenvolve um trabalho colegiado de tomada de decisões, dirigido pelo Decanato de Ensino de Graduação, visando promover uma internalização da nova demanda nos departamentos, faculdades e institutos, incentivando-os à elaboração de novos projetos.

Coordenador Adjunto da UAB/UnB
Prof. Dr. Athail Rangel Pulino

Auxilia a Coordenação geral da UAB/UnB em todas suas atribuições, participando de grupos de trabalho para aprimoramento e adequação do Sistema e desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos.
Apoia a divulgação de informações relativas aos cursos desenvolvidos na IPES no âmbito do Sistema UAB.
Verifica "in loco" o andamento dos cursos e a adequação da infraestrutura dos polos de apoio presencial ao objetivos dos cursos, enviando relatórios periódicos a DED/CAPES.
Realiza, em conjunto com a coordenação geral e os coordenadores de cursos, o planejamento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no Sistema.
  
Estrutura dos cursos
 


Coordenador de curso

Coordena o curso a distância dentro do seu Instituto ou Faculdade.
Seu papel é acompanhar e avaliar todo o processo de execução do curso, coordenando e orientando os trabalhos de sua equipe de professores-autores, bem como incentivá-los e acompanhá-los em seu processo de formação no Curso de Formação de Professores da UAB/UnB.
Têm papel importante como intermediadores entre seu Instituto, Departamento ou Faculdade e a Coordenação da UAB/UnB e os dirigentes da Secretaria de Educação a Distância do MEC (SEED/MEC), articulando as questões e decisões sobre o curso em todas essas instâncias.
É de sua responsabilidade realizar o ateste das bolsas dos docentes da sua equipe (professores, tutores presenciais e coordenadores de tutoria).

Coordenadores

...de tutoria
Trabalham em conjunto com os coordenadores de curso, discutindo questões pedagógicas e acompanhando de perto o trabalho dos tutores presenciais e à distância.

...de polo 
Responsabilizam-se pela coordenação das atividades dos cursos nos Polos Presenciais, orientando, acompanhando e avaliando os trabalhos dos professores-tutores presenciais.
Devem, ao lado dos tutores-presenciais, atuar na promoção de ações que ofereçam o ambiente cultural e acadêmico necessário à complementação da educação universitária dos alunos.
São responsáveis, juntamente com os coordenadores de cursos, por fazer o ateste das bolsas dos tutores presenciais de sua equipe.

Tutores
 
...a distância (instituição)
 
Responsáveis pela mediação direta com os estudantes da UAB/UnB, fazendo o acompanhamento do desempenho dos alunos, avaliação, orientações, discussões e interações no ambiente virtual de aprendizagem. Os professores-tutores a distância também são copartícipes no processo de ajuste final das disciplinas, ao lado dos supervisores dos cursos/disciplinas.

.... presenciais (polo)
Ocupam papel fundamental, atuando como elo entre os estudantes e a instituição.
Cumprem o papel de facilitadores do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, esclarecendo dúvidas, orientando os estudos e atividades, reforçando a aprendizagem, coletando informações sobre os estudantes para o aprimoramento das ações da equipe UAB/UnB e, principalmente, motivando os alunos.

E por fim... Vocês, professores/as!

...autores e revisores
 
Professores autores são aqueles responsáveis pela elaboração de uma disciplina para a primeira oferta, e professores revisores são os que revisam uma disciplina já ofertada para nova oferta.
Ambos são responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento das disciplinas de cada módulo do curso.
Ao integrar a equipe de professores da UAB/UnB, os professores realizam o Curso de Formação de Professores da UAB/UnB, com discussões conceituais didático-pedagógicas e oficinas presenciais de apoio tecnológico.
Além disso, contam com suporte e assessoramento técnico e pedagógico da equipe de profissionais do Núcleo UAB da UAB/UnB para auxiliá-los na realização de suas tarefas.

...supervisores
 
Trabalham diretamente na oferta do curso e na formação e preparação dos professores-tutores a distância, auxiliando-os e acompanhando-os nas atividades de rotina.
 São responsáveis por fazer o ateste das bolsas dos tutores a distância de sua equipe.

 

Nenhum comentário: